segunda-feira, 27 de maio de 2013

A caminhada estava só começando



O próximo ponto era pensar como trabalharíamos, então nos deparamos com a dificuldade de compatibilidade de horário entre a escola e os bolsistas. À tarde, que é o nosso horário disponível, a escola conta com vários outros projetos. A nossa única opção era entrar em horário de aula. Então procuramos a coordenação e a professora do fundamental II e nos foi cedido uma aula semanal. Porém teríamos que trabalhar o mesmo conteúdo da disciplina. A professora das turmas era estagiária e ficou de nos passar seu planejamento de aula. Mas isso demorou, demorou... O Estado da Bahia enfrentou uma longa greve dos professores e nos impediu de ir a escola para as atividades práticas. Depois de longa espera tivemos contato com o planejamento da professora e dividimos os conteúdos e as séries. Ficou decidido que nos dividiríamos em duplas. Eu e minha dupla (Kátia) ficamos com a 8ª série/9° ano e o conteúdo a ser trabalhado foi Figuras de Linguagem. Tínhamos poucos dias para elaborar uma aula de revisão com esse tema. Então, elaborei uma video aula com a definição das figuras de linguagem e seus exemplos que eram trechos de música. A intenção era fazer uma conexão entre os conteúdos gramaticais e a realidade dos alunos da turma. Eram poucos alunos, houve um grande número de desistências em virtude da greve, eles foram um pouco tímidos, éramos novidade e estávamos caindo de paraquedas em sua classe. Também não foram resistentes. Timidamente respondiam as perguntas que fazíamos. O ponto positivo foi a inserção do grupo em sala de aula, o ponto negativo foi a fuga da proposta inicial do sub projeto em Letras Vernáculas que é Leitura e Produção Textual.

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